técnicas aplicadas

técnicas aplicadas

Laser terapia ou fotobiomodulação

É um dos recursos utilizados e associado aos exercícios e à estimulação do paciente. A fotobiomodulação é o fenômeno que induz o efeito fotoquímico nas células através de luz por fotorreceptores proporcionando um efeito analgésico, anti-inflamatório, antidematoso, de reparação tecidual. Mas o principal para a fonoaudiologia é a melhora do desempenho muscular. Em muitos dos casos, os pacientes em que há alteração da musculatura orofacial, é associado o uso do laser com a abordagem tradicional da fonoaudiologia para acentuar os resultados terapêuticos.

Bandagem elástico-terapêutica

Este recurso auxilia no aumento da capacidade muscular do paciente no local onde é aplicada a bandagem. O músculo escolhido vai depender da função que precisa ser melhorada. Através dela, é trabalhada a melhora no tônus muscular ou até mesmo relaxamento da musculatura. A ideia do uso da bandagem elástica é potencializar os resultados do que foi desenvolvido durante a fonoterapia. A partir de cada paciente, é avaliado o músculo a ser trabalhado, considerando-se qual função deve ser melhorada, seja ela respiração, mastigação ou deglutição.

Eletroestimulação

Trata-se de um recurso utilizado com corrente elétrica padronizada que auxilia na chegada das informações sensoriais nas respostas motoras do paciente, podendo facilitar a execução dos movimentos. Esta técnica ocorre através da colocação de eletrodos na pele, sobre a musculatura facial, conforme orientação do fonoaudiólogo; estes eletrodos são conectados a um aparelho gerador de corrente, que será selecionada conforme a necessidade do paciente. Sendo assim, esta técnica, combinada com a fonoterapia, também pode auxiliar na melhora da função como a fala, deglutição, mastigação e voz.

 

Abordagem Prompt

O Prompt é uma abordagem internacional que é utilizada para organização dos pontos fonéticos oromusculares. Bastante indicado para crianças com praxia de fala, devido a dificuldade em planejar os movimentos articulatórios. Esta abordagem é realizada por meio de técnicas e estratégias específicas e ajudam o paciente a construir o caminho para a fala. O método é uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal. É uma abordagem interdisciplinar de soluções de problemas para avalição e tratamento. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano devido a danos motores, incluindo tônus muscular e padrão de movimento, funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes do distúrbio no sistema nervoso central. Com relação a fonoaudiologia, este método é utilizado através de técnicas e manuseios para atenuar ou extinguir alterações geradas pelas lesões nas funções de sucção, deglutição e respiração.

Mais um dia, mais uma oportunidade de se superar e melhorar o mundo.

Entre em contato!

Instituto Débora Curcio. Todos os direitos reservados. 

Nossas redes sociais